Postagem em destaque

PRESO EMPRESÁRIO QUE TENTOU MATAR MULHER EM ANDIRÁ

PRESO EMPRESÁRIO QUE TENTOU MATAR MULHER EM ANDIRÁ Ela não aceitou relacionamento amoroso com atirador Eduardo Carlos Piras (foto) ,...



sexta-feira, 29 de maio de 2015

Escândalo: Operação da Polícia Civil investiga falsificações de laudos do IML de Jacarezinho‏

Escândalo: Operação da Polícia Civil investiga falsificações de laudos do IML de Jacarezinho‏

Documentos de inquéritos e ações penais em Tomazina,Santo Antônio, Jacarezinho, Cambará e Bandeirantes foram criminosamente adulterados



A Polícia Civil deu início à “Operação Fidúcia” que investiga a falsificação de assinaturas de médicos legistas em laudos emitidos através da seção do Instituto Médico-Legal em Jacarezinho(foto). A polícia judiciária já dispõe de suspeitas de quem seria o autor do fato penalmente relevante. Laudos referentes a inquéritos ou ações penais em trâmite em Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Cambará, Tomazina e Bandeirantes podem ter sido adulterados. O caso é grave pois ofende a fé pública de laudos utilizados em investigações criminais e processos judiciais.
Ressalta o Delegado-Chefe da 12ª Subdivisão Policial Marcos Fernando da Silva Fontes(foto),  “ caso se comprove a prática do delito de falsidade ideológica e outras possíveis irregularidades que estamos estudando, o sujeito ativo do delito poderá também vir a ser processado pelo Ministério Público por improbidade administrativa e no âmbito da Polícia Científica por infração disciplinar grave”.
Fidúcia quer dizer um modo de agir confiante e gesto atrevido ou ousado,comportamento arrogante.
Em entrevista na tarde desta quinta-feira,dia 28,o delegado informou que os médicos do IML são vítimas,pois suas assinaturas,que devem passar por exames  grafotécnicos, foram fraudadas.
"Não sabemos o objetivo,pois aparentemente as falsificações não visam ganhos patrimoniais ou financeiros, mas são crimes de falsidade ideológica;uma assinatura reflete o direito de personalidade individual e deve ser respeitada",declarou.
Fontes voltou a defender a descentralização do IML,com abertura de unidades em Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz.
O órgão pertence à polícia científica.Hoje, a estrutura em Jacarezinho possui nove funcionários.Havia três médicos legistas, só que dois pediram exoneração e um está em férias.Assim, os corpos são encaminhados ao IML de Londrina.
Nesta quarta-feira,dia 28,veio de Curitiba o novo chefe local,Rafael Brito de Oliveira,que está fazendo a mudança e só poderá falar com a Imprensa amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário